quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ó Paí Ó - Não vejo a hora!



Série baseada no filme Ó Paí, Ó leva música e cultura popular baiana à TV

por André Santan - Revista Paradoxo

O colorido da Bahia vai novamente ser mostrado na Globo. E desta vez, sem os estereótipos amplamente explorados em novelas como Porto dos Milagres. Trata-se da série Ó Paí, Ó, baseada em longa homônimo de Monique Gardenberg.

A nova série seguirá os moldes do filme e vai mostrar o cotidiano de moradores de um cortiço no Pelourinho, em Salvador. Ó Paí, Ó pretende explorar situações engraçadas e fazer críticas sociais, costuradas por números musicais. O cantor Roque, vivido pelo ator Lázaro Ramos, é o herói da trama, que vai enfrentar a bandidagem de Queixão, o vilão de Matheus Nachtergaele. Ele está metido em todo tipo de trambique e, com inveja de Roque, gosta de imitá-lo.

Ó Paí, Ó s busca inspiração em vários aspectos da cultura popular baiana. Por isso, a equipe da produtora Dueto Filmes buscou filmar todos os seis episódios da série nas ruas da capital baiana. Para deixar a “baianidade” à flor da pele, os personagens de Ó Paí, Ó ostentarão figurinos coloridos e exuberantes, achados em brechós.

O elenco da série mescla atores consagrados com novos rostos. Além das ‘grifes’ Lázaro Ramos e Matheus Nachtergaele, Ó Paí, Ó trará Stênio Garcia no papel do comerciante Jerônimo. Já os novos atores foram escolhidos por meio de testes. Boa parte veio do Bando de Teatro Olodum, que foi onde surgiu a idéia tanto do filme quanto da série.

Os seis episódios contam com quatro diretores: Monique Gardenberg, Mauro Lima, Olívia Guimarães e Carolina Jabour. Rodada em película 16 mm, a série tem redação final de Guel Arraes e Jorge Furtado e é uma co-produção da TV Globo com a Dueto Filmes. Cada episódio tem 35 minutos de duração.

_indefinições

A Globo ainda não definiu quando vai exibir Ó Paí, Ó. A verdade é que a emissora tem feito segredo sobre várias novidades de sua programação. A microssérie Capitu, de Luiz Fernando Carvalho, e Força-Tarefa, programa que vai mostrar ações policiais reais, estão na lista das próximas novidades. Mas também sem data de estréia divulgada.

Há quem diga que a emissora tem demorado para divulgar suas datas de estréia como nova estratégia de programação. A idéia seria não dar tempo para uma reação da concorrência – leia-se Rede Record –, contando com o “elemento-surpresa”. Ainda assim, especula-se que as três atrações ganhem espaço na grade até o final deste ano.


Nenhum comentário:

 
Web Analytics