quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mais mudanças à vista

De folga e lendo a revista Gloss, me deparei com o texto do psiquiatra Fávio Gikovate, e me identifiquei já que o assunto está em alta em minha mente desde ontem.
Reprodução do texto na íntegra e comentários meu...



Ocupando 60% das vagas nas universidades, as mulheres tomaram a dianteira. Parecem estar mais dispostas do que os homens a trabalhar seriamente e se tornarem financeiramente idenpendentes de seus eventuais parceiros. Hoje em dia, para elas, casar não é mais carreira. (Ufa, emfim)
Por outro lado os homens estão folgando nos estudos e se concentrando cada vez mais na aparência física e no cultivo dos seus músculos. Ainda não se sabe porque, mas parece que desistiram do papel de "príncipes encantados", aqueles que despertavam admiração e amor por suas habilidades sociais e profissionais. Aliás estão cada vez com menos pressa de casar.
Acontece que a grande maioria das mulheres continua a sonhar com os "príncipes", com homens fortes e protetores. Apesar de supercompetentes para a vida profissional, ainda não adequaram seus planos sentimentais à realidade, de modo que buscam parceiros mais habilitados que elas. A maioria não irá encontrar. (Concordo plenamente)
O que fazer? Os tempos são outros, por isso está na hora de "atualizar" (F5 minha gente!) o projeto sentimental. Os critérios que nos levam a admirar uma pessoa e por ela nos apaixonar podem se modificar. Se no passado eram valorizadas a competência profissional e as habilidades sociais, por que não se encantar por rapazes de bom caráter, sensíveis, confiáveis e com valores morais sólidos? Porque não fazer deles os novos "príncipes"? (sei tudo sobre isso)
O tipo de aliança também deverá ser atualizado. Sai a ideia de "fusão", em que um é a tampa e o outro a panela - que é a união complementar entre opostos. Sai a tese de que a "fusão" se dá entre as duas metades da laranja - que é a união de pessoas parecidas mais imcmpletas. Entre pessoas que lutam para serem idependentes tem de prevalecer, para valer, a ideia das "almas gêmeas", inteiros parecidos que se aproximam para compartilhar a vida. Que belas novas!


Nenhum comentário:

 
Web Analytics