quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ledo Engano!

Há exatos 4 meses cheguei a Vitória da Conquista de "mala e cuia". Já havia morado na cidade antes e coloquei todas as minhas expectativas de recomeço aqui novamente. Planos mirabolantes de "fazer acontecer" o que até então só havia custado tempo e dinheiro. Não queria perder mais tempo. Na primeira semana atualizei meu currículo e distribuir para 1 trilhão de empresas, pessoas e afins. Entregava em tudo quanto é lugar, contava minha história para tudo quanto é gente. Fiz cadastro em 4 agências de emprego e também no órgão público de trabalho e renda. Ainda não conclui o ensino superior, mas sei o quanto meu currículo é bom para a área administrativa e apostei todas as fichas nos meus anos de experiência principalmente na indústria multinacional. Também acreditei que o sólido conhecimento em informática (leia-se: Execel, Word, Power Point, Internet e em sistemas gerenciais como SAP e RM) seria o diferencial. Ledo Engano!
Das agências de emprego rendeu uma participação num certo processo seletivo que mais parecia um circo. E depois de 3 dias respondendo questionários e brincando, a resposta foi: a vaga foi cancelada. Obaaaaa!!!! Eu nem queria mesmo.

Conquista decepciona. E podem dizer: Ah, mas não foi por falta de aviso, aqui sempre foi assim. - Ok, avisaram mesmo, mas eu entendia como sendo minha única opção de continuar estudando. Ledo Engano 2!
A cidade oferece ensino de qualidade, boas faculdades, estrutura para que os estudantes possam pesquisar e aprender mais sobre o curso. A cidade oferece muita coisa boa, mas o seu mercado de trabalho é decadente, os salários pagos são de causar revolta e vergonha em qualquer ser humano que queira crescer nessa vida de meu deus.

Finalmente após 2 meses, 60 reais em inscrições e mais alguns em impressões de currículo, acabei conseguindo emprego através de contato na Internet (Blog>Twitter). Ou seja, o meu blog me salvou. Viva!

O emprego atual não é nada perto das minhas áreas de atuação, mas é trabalho digno, além de divertido e totalmente “cooltural”. Não sei que outro lugar na cidade me daria oportunidade de conhecer tantas pessoas, assistir tantos ótimos filmes e ainda conseguir de uma vez por todas entender o perfil "empreendedor" da cidade. É uma coisa mais ou menos assim: Estude aqui e ganhe o mundo. Se ficar na cidade não ganha nada!
Estou melhor que muita gente eu sei, tenho trabalho, salário e ainda cinema em casa todos os dias. Mas é óbvio que em algum momento terei que decidir o que fazer, afinal, o objetivo é concluir os estudos, atuar na área escolhida e colher os frutos.


E você que mora em Vitória da Conquista, está desempregado e quer de fato encontrar algo: Faça um perfil no Twitter, escreva um blog, bata de porta em porta, fale com seus amigos e conhecidos, envie emails, espalhe currículo, use seu Network e sua imaginação. Fuja, passe longe das tais agências de emprego (Instituto Olho Mágico, Empreenda, Rhema, Zen), elas não estão com nada! E pelo que pesquisei somente uma é dirigida por pessoas da cidade. Prova de que o povo estuda e ganha o mundo mesmo, não sobra quase ninguém aqui.

Um comentário:

July disse...

=/.... Que pena Lívia!

 
Web Analytics